10 novembro 2010

Eu uso

Batata Doce

"A composição nutricional da batata-doce é semelhante à da batata, contudo, apresenta teores nutricionais superiores aos da segunda no que respeita a:
- Densidade energética, graças ao teor em hidratos de carbono complexos (amido) e açúcares (responsáveis pelo sabor doce);
- Vitamina A, sob a forma de beta-caroteno (particularmente nas variedades cuja polpa é amarela alaranjada). A intensidade do amarelo ou laranja da batata-doce deve-se ao seu teor neste nutrimento. O beta-caroteno, também conhecido como pró-vitamina A, é um antioxidante que apresenta maior biodisponibilidade na batata-doce do que na hortaliça de folha verde escura. A vitamina A ajuda, ainda, a proteger dos danos causados pelo tabaco;
- Vitaminas C e E, ácido fólico e sódio;

- Além destes, é também rica em potássio, manganês, cobre, fibra, ferro e vitamina B6 (a qual converte homocisteína em moléculas protectoras. Níveis elevados de homocisteína podem estar associados a risco de doença coronária e acidente vascular cerebral).

Por estas razões, a batata-doce é um alimento adequado para indivíduos com elevado gasto energético.

De salientar que, este alimento tem sido alvo de pesquisa por apresentar grande capacidade antioxidante devido ao seu perfil proteico. Assim, compreende-se a capacidade terapêutica atribuída à batata-doce.
Quando este tubérculo apresenta polpa púrpura é rico em antocianinas, que apresentam um poder antioxidante mais elevado do que as outras variedades.
A vitamina C e beta-caroteno são poderosos antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres. Estes radicais são compostos que provocam lesões a nível celular. Estes nutrimentos são também anti-inflamatórios, o que pode ajudar a reduzir certas condições de inflamação."

Desde o início que é o que uso na sopa da pipoca em substituição da batata normal que é nutricionalmente mais "pobre", assim junto o útil ao agradável!

1 comentário:

Rute disse...

Obrigada pela dica! E espero que hoje já estejas em dia SIM.