18 junho 2009

O nosso parto (eu, a fadinha e papá incluído)

A fadinha nasceu estava eu de 39 semanas e 4 dias mas já há 2 semanas que andava com o colo permeável a 2 dedos, não é que sentisse alguma coisa, aliás, pensando bem a piolha já me presenteava com umas sessões de cabeçadas "lá embaixo", parecia que queria abrir caminho, mas andava na boa, cansada, desejosa e ansiosa por conhecer a pipoca, mas na boa.
A nossa bebecas estava prevista nascer dia 5 de Dezembro de 2008.
Dia 30 de Novembro estava eu e o papá descansadinhos no sofá (e a bebecas numa dessas sessões de cabeçadas) quando por volta das 23h30 me deu uma vontade de beber água, levantei-me fui à cozinha quando de repente sinto as cuecas a ficar ligeiramente molhadas, fiquei logo assustada mas tentei manter a calma e lembrar-me de tudo que foi dito nas aulas de PP. Fui "analisar" o tipo de líquido que tinha saído - Incolor sem cheiro (1ºsinal), esperei mais um pouquinho, fiz uns agachamentos para ver se saía mais - mas nada - mas mesmo assim resolvemos jogar pelo seguro e ir para a maternidade (já estava na madrugada de dia 1). Fui observada (toque), CTG (normal) - Falso alarme, há que voltar para casa!
Dia 2 por volta da 1 da manhã, estava eu já no meu soninho descansado quando volto a sentir-me molhada, mas desta vez a quantidade era um pouco mais, levantei-me, voltei a "analisar" toda a questão e a ponderar se me devia alarmar ou não, enquanto pensava no assunto fui-me lavar e arranjar e no final resolvi chamar o maridinho para irmos novamente fazer uma visita à maternidade pois com a quantidade de líquido que tinha saído se não eram as "águas" então estava incontinente!!
Nova observação (3cm de dilatação), novo CTG (contracções), mas como nesse mesmo dia tinha combinado ir ter com a minha médica às urgências para fazer CTG, mandaram-nos novamente para casa. A verdade é que desta vez a viagem de retorno a casa (às 3h da matina) já foi acompanhada por umas belas contracções de 8 em 8 min.. Estive assim até às 8h, hora em que saímos novamente rumo à maternidade, 2 horas para lá chegar (coisas da IC19) e quando chegamos (10H) fui observada e já estava com 5 dedos de dilatação - "Esta menina já não sai, fica internada".
Fiquei ansiosa e com medo e enquanto fui mudar de fatiota não consegui conter as lágrimas!
A enfermeira leva-nos (o papá esteve sempre comigo) para o quarto onde iria estar e ter a bebecas, instalaram-me, administraram-me a epidural (no meu caso custou um pouquinho porque o espaço entre vértebras é muito fechado) e fui para o céu (não sabia é que só podia estar por lá durante mais ou menos 2 horas, para voltar teria que ter reforço da dose).
Quando o efeito da 1ª dose de epidural foi desaparecendo comecei a sentir novamente umas dorezitas mas pensava que aguentava – ENGANO, num minuto as dores ficaram horrorosas, até trepava as paredes, o maridão tocou na campainha e lá veio o anestesista. Ele só me perguntava porque é que não o tinha chamado mais cedo e eu cheiinha de dores nem conseguia responder só chorava. Bem, num instante passaram e lá fui para o céu novamente!
A partir deste momento tive na galhofa com o marido, dormi um pouquinho (sim porque há 2 noites que não dormia nada de jeito) até que passadas mais 2 horitas senti que as dorezitas iam atacar novamente, nem pestanejei, carreguei logo na campainha e venha daí outra dose.
Esta foi a última a partir daí a enfermeira constatou que já estava praticamente com a dilatação completa e mal tive autorização, com a ajuda do papá, comecei a puxar.
A nossa princesa nasceu às 17h30 (hora oficializada pelo papá a pedido do médico) e foi um momento mágico! Desatou logo a chorar e a espirrar. Olhei para o maridão estávamos os dois a chorar, beijámo-nos e depois contemplámos a nossa filha. ERA LINDA!
Durante o parto rasguei um pouquinho (não senti nada), e enquanto a placenta saía e depois era cosida, a nossa princesa era inspeccionada dos pés à cabeça. Estava tudo OK!
A partir deste dia somos pessoas diferentes, passámos a ver mundo pelos olhos da nossa princesa!

Sem comentários: