26 junho 2009

Pós parto e os babyblues

Como o prometido é devido cá venho falar do pós parto e nada como começar pelos babyblues - ui ui!
Mas primeiro tenho que dizer uma coisa:
-Já vos disse que cada vez estou mais apaixonada pela minha fadinha!!! :) :) :) Sim é verdade! Quando parece que já não dá para a amar mais, no dia a seguir esse amor está ainda maior. É completamente AVASSALADOR!!! Só apetece sair pela rua e gritar para toda a gente ouvir o quanto amo a minha cria!!
Bem ... ... agora os babyblues.
Sempre ouvi falar dos dito cujos, vi documentários, etc, e apesar de sentir imenso respeito pelo assunto sempre pensei que quando fosse comigo isso não iria acontecer (é como as doenças, pensámos sempre que só acontece aos outros...), sempre pensei que a minha felicidade em ser mãe iria ser tão grande que era impossível vir a sentir os babyblues. Enganei-me redondamente e simplesmente porque quem domina estes "meninos" não somos nós nem o nosso cérebro mas sim as HORMONAS!!!
Resumidamente o que senti foi:
- ANGÚSTIA - não sei explicar porquê mas o aperto no peito era constante.
- TRISTEZA - também não sei porquê mas sentia-me triste e impotente para combater o que estava a sentir.
-VERGONHA - por estar sentir os dois sentimentos atrás descritos, pensava que estava a ser horrível por sentir aqueles sentimentos quando deveria estar super feliz por já ter a minha filhota nos braços.
- MEDO - de não saber cuidar da minha filha e ela adoecer por minha causa.
- CHORO COMPULSIVO - chorava por tudo e por nada: quando o cordão caiu; quando o primeiro fatinho deixou de servir (estava mesmo na medida); porque o céu estava cinzento e o dia estava feio; ou porque estava azul e eu fechada; porque queria limpar a casa e não conseguia; etc, etc, etc.
- CIÚME - de todos menos do pai. Não fazia cenas mas tentava sempre que ninguém pegasse na minha filhota. Até há bem pouco tempo ela era só minha e agora era só um monte de gente a querer pegar-lhe e tocar-lhe, AGRRRRRRRR!! Foi díficil mas lá consegui controlar.

A boa notícia é estas coisas só duraram 15 dias, foi o tempo das Sra. Hormonas estabilizarem, depois começou tudo a voltar ao normal e pude gozar a minha filhota a 100% (um conselho que vos deixo, se sentirem estas coisas e elas persistirem procurem ajuda, falem com o vosso médico, é muito importante!).

Sem comentários: