28 julho 2009

Plagiocefalia - o 1º grande susto




Pois bem, cá vou eu falar do primeiro (e espero que último) grande susto que apanhámos com a fadinha.


Após a 1ª consulta com o pediatra, aos 8 dias de vida, o pedi disse que se não houvesse nenhum contratempo para lá voltar só aos 2 meses. Achei estranho mas pus-me a pensar e realmente se tudo estivesse a evoluir da melhor maneira qual a necessidade de andar a correr para lá, mas como não fiquei muito convencida com os meus pensamentos lá marquei uma consulta para o mês e meio .


A verdade é que numa das vezes em que lhe dava banhinho reparei que a cabecita dela parecia não estar simétrica, chamei o papá para vêr mas ele não quis valorizar (é daqueles que quando algo de mau pode estar na eminência de acontecer, prefere esconder a cabecita na terra até ter mesmo de enfrentar a realidade, eu não sou assim mas respeito a maneira de cada um lidar com os problemas...). Não fiquei sossegada, mas não quis criar logo alarido nem começar a stressar sem primeiro ver como aquilo ía evoluir e falar com o pedi. Fiz um grande esforço para não cair na tentação de ir pesquisar para a net.


Chegada a consulta, lá deixei o sr. tratar da pequena e mantive-me calada naquela de vêr se ele ia referir alguma coisa sobre a cabecita ou não. Fez tudo que tinha a fazer, todas as recomendações e em relação ao possível problema nem uma palavra. Dentro de mim estava numa luta: falo, não falo; se ele não disse nada é porque não é para me preocupar, mas e se ele não reparou. Tive de falar. Lá lhe perguntei e simplesmente (sem sequer ter olhado para a cabecita novamente) respondeu-me que era normal, era da posição que teve dentro da barriga para não me preocupar.


Eu tentei não me preocupar, tentei não pensar mais no assunto mas o meu coração não estava sossegado. Afinal ele nem tinha ido verificar a aquilo que me estava a preocupar. Tive mesmo de ir para a net pesquisar e vêr o que iria encontrar sobre o assunto. Sei que é algo um pouco "perigoso" para se fazer, pode levar a alarmismo e angústias desnecessárias, mas como a minha área profissional é ligada à saúde, sei me proteger minimamente e filtrar parte da informação.


Após a pesquisa e muita informação lá encontrei algo que encaixava perfeitamente no que via na fadinha - PLAGIOCEFALIA. Pesquisei ainda mais e aquilo de mais fidedigno, em português, que encontrei foi o testemunho de alguns pais que passaram e ainda passavam pelo mesmo problema. Entrei em contacto com alguns deles e percebi de imediato que cá em Portugal a comunidade médica não valorizava o asssunto. Percebi, também, que pode ser algo sem grandes implicações mas que também pode não o ser, e que por isso carece de ser observado e avaliado com olhos de vêr. Tentei não "panicar", tentei estar bem, mas a angústia, o medo, o sentir o chão a fugir-me dos pés foi maior que tudo e chorei, chorei muito durante (sei lá...) 5 minutos, depois limpei as lágrimas e meti os pés a caminho.


Precisava de uma segunda, terceira (as que fosse) opinião, tentei marcar para vários pediatras. Ou estavam todos cheios, ou as marcações só no mês a seguir é que abriam, ou estavam de férias. Isto foi numa 2ªfeira e nessa semana difícilmente iria conseguir o que quer que fosse mas também não iria conseguir ficar uma semana á espera.


Ao falar com os outros pais constatei que a maioria estava a fazer tratamento com um médico espanhol. Pedi o contacto, tirei fotografias á cabecita da pipoca e enviei-lhe. Ainda pensei no abuso que estava a cometer, enviar assim um mail a pedir uma opinião, eu, uma pessoa que ele não conhecia de lado nenhum a tentar de alguma maneira ter uma 2ª opinião e ainda por cima de graça. Mas não quis saber, nada me deteria e não ia ser por vergonha que iria ficar de braços cruzados.


Ele respondeu na 3ª de manhã, e confirmou que com base nas fotografias realmente se verificava uma placiocefalia e braquicefalia.


Voltei a fraquejar, voltei a chorar, voltei a sentir-me perdida.


No mail ele ainda informou que se quisessemos, para marcar uma consulta, que ele às 6ªfeiras dava consulta em Madrid. Liguei ao papá que veio logo embora do trabalho (ele já não tava com cabeça para estar lá) conversámos e nessa mesma tarde marcámos a consulta. Ele tirou férias o resto da semana e na sexta lá fomos nós para Madrid.


A consulta correu muito bem, foram super atenciosos e profissionais. O médico observou a cabecita dela, mediu-a de todas as maneiras e mais algumas, fez contas, calculou parâmetros, e confirmou o que realmente já tinha dito antes por mail. As boas notícias é que era tudo muito ligeiro, que poderiamos optar pelo tratamento que iria durar 3 a 4 semanas (custava 4000€ fora as viajens todas as 6ªfeiras a Madrid), mas que a assimetria não traria problemas neurológicos, apenas estéticos mas como se tratava de uma menina nem isso seria problemático. Disse-nos ainda para decidirmos com calma, que até aos 6 meses (ela estava com 2) tinhamos tempo para pensar (depois o tratamento já começava a demorar mais tempo). Ensinou-nos uns exercícios para relaxar os músculos do seu pescocinho e ainda a reposicionar a cabecita dela de modo a diminuir a assimetria. Foi impecável. Escusado será dizer o alívio com que saímos daquele consultório.


Meu Deus como ficamos frágeis !!!


Chegados a Portugal, consegui marcar consulta para outro pediatra (o que agora a segue). Contei-lhe tudo que se tinha passado, também ele acha que se deve esperar e fazer um reposicionamento. Foi o que fizemos e agora passados quase 6 meses a cabecita está quase perfeita. Nunca será redondinha mas a minha também não o é (será mais uma coisa em que se parecerá com a mamã!!), e está muiiiiiiiiiito melhor. O novo pedi em todas as consultas vê e revê a cabecita, tem completamente outra postura e só tenho pena que quando falei disto ao 1º ele não tenha parado, olhado para a minha bébé, o meu tesouro mais valioso, olhado para mim, olhos nos olhos, e explicado como deve de ser o que se passava e o que se deveria fazer para contrariar o que estava a acontecer!

1 comentário:

Ritinha disse...

Olá!

A tua história assim contada ao pormenor até arrepia: o teu feeling de mãe a disponibilidade do médico espanhol e o melhor de tudo; a tua fadinha já estar melhor!!

bjs gds

Ritinha 79 (P&B)