22 abril 2011

Tu ou Você?

Eu fui criada a tratar os meus pais e família directa por tu, o você foi incutido para usar em situações em que por uma razão ou outra a pessoa a que me dirigia não tinha uma proximidade grande para comigo.
Ainda hoje concordo com isto (e não é só porque fui criada assim), não sou da opinião de que tratar as pessoas por você mostre mais respeito do se as tratrmos por tu, para mim não é uma questão de respeito mas sim de intimidade.
Geralmente trato as pessoas por você ou porque não sou muito próxima delas ou então porque não quero ser próxima delas (do you know what i mean?).
Quanto ao respeito? Ou merecem-no ou então não, trate-as eu por tu ou não.
Estes são os valores que quero passar à minha filha da mesma maneira que me foram transmitidos a mim e não quero que por causa de uma palavra ela se sinta nem que seja um milimetro menos perto de mim.
E vocês são pelo tu ou pelo você?

(confesso que embora respeite quem eduque os filhos d'outra maneira, me faz uma certa confusão vêr os filhos a tratar os pais por você)

6 comentários:

Baunilha disse...

concordo a 100%. Também fui educada assim e também faço questão que os meus filhos sigam esse hábito!! na família somos todos "tu cá tu lá" e acabou... e respeitinho é o que não falta! :)

Tânia disse...

Concordo contigo! Eu trato os meus avós por tu e isso não significa que não os respeite, muito pelo contrário! O respeito não se mede nas palavras mas sim nos actos!

Boa Páscoa!

Vera disse...

Aí está uma questão que volta não volta vem à tona cá em casa, trato os meus pais e avós por tu, no entanto fui criada a ouvir a minha mãe a tratar o meu avô por você (ele queria que os filhos o tratassem assim), eu por outro lado tratei-o por você até uma certa idade, depois achei que a nossa relação era tão estreita para trata-lo de um modo tão distante, o curioso é que sou a única neta que faz isso.
O meu avô nunca mostrou desagrado por trata-lo deste modo.
E digo-te que vou criar o meu filho do mesmo modo a tratar os que lhe são próximo por tu :)

Claudia disse...

Eu sou pelo tu, e o meu filho será educado assim também. E sim, faz-me confusão ver filhos a tratar os pai por você e vice-versa, muitas vezes é quando há menos respeito...
por isso é mesmo TU cá Tu lá

Rute disse...

Para mim o respeito conquista-se por palavras e acções, acho que "você" apenas cria distância e não respeito, Fui educada a tratar familiares próximos e pais por tu... para mim não faz sentido nenhum o "você"!!! Já vi miúdos a tratarem-se por você e a dizerem asneirolas das grandes portanto nem sequer é uma questão de educação...

Ana disse...

Semprei tratei meus pais por tu, sempre no demos muito bem. O meu filho quando começou a falar melhor tratou-me sempre por tu, achei até engraçado, mas reparei que com o dia a dia, ele falava deforma muito semelhante com os colegas da escolinha, como falava comigo, entretanto vi que me começou a faltar mais ao respeito e um dia deu-me uma estalada! tem 3anos! A partir dessa altura achei que o tratamento por tu não o diferencia-me a mim dos colegas da escola! E começei a trata-lo por voçe e a corrigir quando se dirige a mim, não sei se foi por causa disso, mas começou a respeitar-me mais e a ter mais respeito pela Mãe.