30 abril 2011

De fadinha não teve nada

Estes dias têm sido difíceis, os testes aos nossos limites têm sido mais que muitos e por vezes a paciência quase que se esgota, mas hoje ela superou tudo e o dia foi passado praticamente entre ralhar e ter de levantar a voz, castigos e até palmadas.
Estou cansada e triste por ter de chegar a este ponto mas ela não deixa alternativa, ela testa, ela desafia e ela ainda chega a gozar connosco, para o bem dela e para o nosso temos que ser rígidos e por vezes "maus" caso contrário não temos mão nela, mas custa tanto e por vezes é tão desgastante emocionalmente.

4 comentários:

Ana disse...

Olá :)

As crianças passam por muitas fases, e tal como disse, estão constantemente a testar-nos. O mais importante é sermos sempre firmes e não ceder. Uma das regras que os pais devem levar muito a sério é nunca se desautorizem à frente dela, caso contrário, ela não tem noção de quem realmente manda, e tenta ser ela a mandar e aí sim, vai ser muito difícil controlá-la. Ela tem que perceber quem é manda.

A fase dos 3-5 anos é terrível, e foi quando tive as primeiras dificuldades a sério, mas acabou por correr muito bem.
Há que ter muita paciência, e pensar que faz parte do processo de crescimento, e que passa. Às vezes, quanto mais importância damos, pior. Cheguei a fingir que não via certas coisas, para não passar o tempo todo a chamar a atenção e dizer não, pois isso também satura a criança.

Tudo vai correr bem, mas leva o seu tempo.
Boa sorte, e muita calma :)

100% Mamã disse...

Obrigada Ana, eu agarro-me com unhas e dentes a essa "história" das fases e até agora tem corrido bem. Eu sei que vai passar mas também sei que ainda estamos no início desta, que a coisa ainda é capaz de piorar mais um pouquinho, mas o que tiver de ser será.
Acima de tudo amo-a e é nesse amor que vamos buscar forças para arranjar a paciência.
Ao mesmo tempo ela também é muito meiga e carinhosa e fofinha, uma verdadeira fadinha ;)
Bjs

Baunilha disse...

opá, o meu tb anda assim! Fico com os nervos em franja... fases??? cá para mim isto vai ser durante muitos anos... cada fase com a sua, é o que é!!

Rute disse...

Olha mas o que terá dado aos piolhos que andaram todos a passar por essa fase? É mesmo dificl termos paciência para tudo e manter a calma nos dias em que eles estão para embirrar e fazer birras, como te compreendo. Felizmente ao meu passou-lhe por agora...Bjs