20 agosto 2009

Descobertas bizarras! Com esta é que a fadinha não contava!!


Ontem aconteceu uma coisa estranha e ao mesmo tempo engraçada.

A minha piolha gosta muito de explorar a anatomia humana (a dela e a dos papás), então puxa-nos as orelhas e cabelos, tenta furar-nos os olhos, agarra-nos no nariz, tenta agarrar a língua e se puder gosta de enfiar a mão na nossa boca. Só que ontem resolvi mostrar-lhe os meus dentes (literalmente). Primeiro ela ficou surprendida pois ainda não tinha reparado que as bocas dos papás tinham dentes, depois tocou-lhes ao de leve e tirava a mão muito rápido com um ar de - ui o que é isto, ca nojo! (estavam lavadinhos e com aspecto saudável , ok?? lol) - finalmente nem queria que me chegasse ao pé a mostrar os dentes que começava a chorar e com ar de medo!!

O que vale é que passado uma horita já se tinha esquecido, mas que foi estranho, foi!! Miúdas ... ... ...


Ah outra novidade é que ela já quer ajudar a mamã nas lides domésticas, então:

- é sempre ela que leva a fralda suja para o lixo
- ao lanche leva o iogurte do frigorífico para a mesa e depois de comer deita o copinho no lixo
- quando apanha uma meia (do papá ou da mamã) das que estão para dobrar e guardar, adora andar a gatinhar e a limpar o chão com ela!

O que é que eu podia querer mais, não é!!! lol


Beijocas

18 agosto 2009

Agarrada mas de pé!


Ola,

pois é aqui a mamã andou uns dias afastadita pois estive um pouco indisposta mas já passou.

Ontem a fadinha decidiu presentear-nos com mais uma novidade - já se põe de pé sózinha!!

Andava ela a passarinhar pela sala até que se desloca para um dos sitios que ela mais gosta, o móvel onde temos o dvd e mais uns apetrechos, como é um móvel baixinho ela vai para lá bater e tentar chegar ao que não deve, estava ela numa dessas sessões quando de repente olhamos e lá estava ela apoiada no móvel, de pé, toda contente. O engraçado é que depois para voltar à posição de gatas ou sentada não conseguia e ficou meia aflita. Para ela se desenrrascar fui-me pôr por detrás dela (para evitar alguma queda mais feia) e esperei que ela trata-se do assunto, e tratou, lá se deixou cair e ficou sentada, a fralda aparou o golpe (ainda por cima tinha xixi) mas como ficou chateada de ninguém a ir ajudar começou a chorar com mimo pois mal peguei nela e a enchi de beijocas passou!
Agora temos de baixar o colchão da caminha para não termos nenhuma surpresa desagradável!!

Cada vez amo mais ser mamã!!!

10 agosto 2009

Miminhos

Um miminho para quem nos visita!

Novas descobertas!


Este foi mais um fim de semana de novidades, é engraçado como de repente eles descobrem coisas novas!

A Fadinha já faz ADEUS (abana aquele bracinho com uma força), e não... não estou a delírar (lol), fizemos o teste e ela só o faz mesmo quando é para dizer adeus!

E agora faz uns truques com a boca que parece um misto de beijocas com o barulho de uma rolha a saltar mais o formato de boquinha de peixe - MUITO ENGRAÇADO - isto tudo é feito nos intervalos em que não nos está a "cuspir" com a sopa!! lol

É preciso muita força de vontade para não desatar a rir. O pai foge e eu lá vou tentando manter a compostura, mas é difícil!!

Beijocas e uma boa semana para todas(os)

08 agosto 2009

Como fazer a fadinha parar ... ... um bocadinho!

Acabei de comprovar científicamente que a maneira, com mais sucesso, de a fadinha sossegar é pô-la a vêr o Fantasminha Brincalhão ou então o concerto dos Scorpions (não tem nada a haver eu sei lol).
Fica completamente vidrada e estática!!!
O que vale é que só exporádicamente é que recorro a estes entreténs mas mesmo assim aqui fica o meu obrigada aos dois!!!
kisses.

07 agosto 2009

Fim de Semana

Ola, estou tão contente por ser sexta-feira que nem imaginam!!!
Já não conseguia ir trabalhar nem mais um dia!!!

Hoje lá arranjei uma GO como deve de ser!
Tenho consulta marcada para dia 3 de Setembro, e imaginem lá ... ... é o dia de aniversário do nosso casamento!! lol
Assim, depois da vistoria feita e se estiver tudo ok, podemos comemorar à vontade!! lol

Agora só me resta desejar-vos

BOM FIM DE SEMANA!!!

06 agosto 2009

Amamentação - da Utopia à Realidade


Olá!!

A fadinha está óptima e agora deu em gritar mas mais fininho, daqueles gritos que entram pelos ouvidos que até doi!!

Mas hoje lembrei-me que ainda não tinha falado de um assunto importante e que para quem é mamã pela primeira vez (tal como eu) pode-se tornar um pequenino pesadelo - AMAMENTAÇÃO.

Eu sempre tinha idealizado amamentar em exclusivo a pipoca, queria que ela tivesse o melhor, e esse melhor passava (entre outra coisas) por nos primeiros meses de vida ela beber APENAS do meu rico, nutritivo e protector leite.

Ouvi histórias de dificuldades em amamentar mas durante a gravidez nunca foi um tema com o qual me preocupasse muito, só pedia aos anjinhos lá no céu para ter leite quanto ao resto não me macei a pensar no assunto.

A Fadinha nasceu e passado logo uma horinha lá estava ela, com aquela boquinha pequenina, agarrada à maminha, com toda a força que tinha a beber o néctar que eu tinha para ela.

Tive colostro que chegasse e o leite também apareceu em abundância. Tudo parecia que ía correr às mil e uma maravilhas mas ... ... ...logo no segundo dia já não aguentava com as dores nos mamilos, estavam macerados.

Ainda tentei aguentar, era mamã e tinha que fazer tudo por tudo para dar o melhor à pipoca, mas as dores ficaram tão insuportáveis que à noitinha tive que me render e dar um biberon com suplemento à pequerrucha.

Senti-me a pior mãe do mundo, angustiada, triste, derrotada.

Viemos para casa, e a alimentação da pipoca oscilava entre biberon e a maminha quando os mamilos ficavam melhores (usei muito bepanthene). Todos os dia tentava dar-lhe a maminha, tentava melhorar as posições, tentava que a pega fosse boa, todos os dias tratava uma luta. Sentia-me péssima e a ideia de lhe dar biberon (mesmo sendo com o meu leite) atormentava-me, eu não estava a conseguir fazer o MELHOR pela minha filha.

A verdade é que apesar do sofrimento físico e psicológico, as coisas foram melhorando, e batalha a batalha fui ganhando terreno até que ganhei a luta.

1 mês após a fadinha ter nascido consegui amamentá-la em exclusivo e durou até aos 5 meses e meio. Como: sendo persistente, usando muita pomada, tentando todos os dias, indo experimentando novas posições, criando a ligação mamã/filha (era uma luta nossa), fazendo ouvidos moucos ao que os de fora diziam -"dá-lhe mas é suplemento, o teu leite não deve prestar" - isso não existe!! e MUITO IMPORTANTE vivendo uma mamada de cada vez sem pensar na que vem a seguir.

A todas as mamãs que passam por este problema só posso dizer que se desejam profundamente amamentar em exclusivo mas têm dificuldades, NUNCA DESISTAM pois É POSSÍVEL. Tentem não ficar angustiadas e com calma vão passando cada étapa.

Porém, agora olhando para trás, vi que aprendi uma coisa também muito importante - se não fôr possível amamentar em exclusivo também não é o fim do mundo, o importante é o nosso bébé estar alimentado e ser muito amado, com ou sem maminha.

Beijoca para todas

04 agosto 2009

O caldo entornou-se! Ups!!


Então aqui vai a saga da consulta.
Não sei se sabem mas apesar de viver em Lisboa, a minha terra natal é o Porto mais propriamente a Maia, assim sendo quando vim para cá não tinha ginecologista e muito menos médico de família (MF). No que diz respeito ao primeiro lá me ía arranjando pois trabalho no meio, mas o segundo só quando casei é que tratei de ter um MF. Pois bem,, a sra. é simpática, faz tudo o que queremos, é só ditar-lhe os exames que desejamos fazer que ela passa, está sempre disposta a dar baixas nem que seja por uma dor de cabeça, etc. Poderia achar isto o máximo mas sinceramente apesar de por vezes ser conveniente eu gostava mesmo é de ter uma médica que me inspirasse confiança e fosse respeitadora para com os seus utentes. E o que quero dizer com isto é que ela sistemáticamente chega hiper atrasada (no mínimo 2 horas) e reparem, não é que as consultas atrasem este tempo - não! Ela começa as consultas é com este tempo de atraso, para além de outras histórias mais graves, uma delas em que ela ligou a desmarcar as consultas desse dia e depois viram-na no cabeleireiro (fonte seguríssima).

Hoje decidi dizer basta!

Tinha consulta marcada para as 13h45, como não gosto de chegar atrasada (apesar de neste caso saber que ía esperar) cheguei ao CS às 13h30, ía ser a primeira utente para ela. As horas passaram e a sra. chegou às 16h, mas meia hora antes tinha chegado uma sra para falar com ela mas sem consulta e a administrativa disse-lhe que se quisesse que esperasse e tentasse falar com ela.

A dra. chegou, ainda esteve um pouquinho na converseta, a tal sra abordou-a, patati patata, e eu começo a vêr que se vão dirigir para o gabinete. Se já estava fula, comecei a ferver, mas pensei deve ser uma coisa rápida, de 5 min., não me vou passar da cabeça. Os 5 min. passaram a 25 - já não ía conseguir ficar calada.

A dra. vem à sala e chama-me, levanto-me e digo-lhe, à frente de toda gente que não achava bem o que se tinha passado ali. Pôs-se com desculpas ainda cheia de razão. Depois de um papati patata, desta vez comigo (mas em voz alta, embora educadamente porque não gosto de peixeiradas) terminei dizendo-lhe que quem pagava o ordenado dela eramos nós, utentes, com os nossos impostos, e que pelo menos devia ter mais respeito e não tratar assim as pessoas. Exigi-lhe o meu livrinho de planeamento e disse-lhe que não queria ser consultada por ela. Fui ao gabinete de acção social e escrevi no livro de reclamações. Agora vou esperar por uma resposta.

Gasta uma pessoa um dia de férias, mais uma tarde que abdiquei de estar com a minha filhota para ter que me ir chatear.

Vou ter mesmo de arranjar um GO como deve de ser!!

Consulta ginecologia - Hoje tem de ser!!

Bom dia!!
Hoje tirei um dia de férias, fiquei com a pipoquinha em casa e está a saber-me muito bem (como devem imaginar!!).
Ela neste momento está a dormir a sestazinha da manhã. Sim, já conseguimos estabelecer essa rotina, por volta das 10h/10h30 dorme um soninho de +/-2 horas e à tarde dorme outro por volta das 14h/14h30 e novamente +/- 2 horas. Para quem conhece a nossa história sabe que isto é quase um milagre pois a piolhita nunca foi de dormir de dia (só de noite o que também não é mau!).

Mas este dia de férias não é só para ficar no bem bom, não....... infelizmente! Hoje tenho consulta de planeamento familiar, resolvi não adiar mais e lá vou fazer a tão (in)desejada citologia ginecológica (ou papanicolau). Não gosto nada deste exame (acho que ninguém gosta) principalmente pela posição em que temos de estar.
Realmente é como o ditado diz: "Em casa de ferreiro espeto de pau", bem mas adiante.
Apesar de não gostar, este exame é muito importante e é bom que todas o façamos. Como desde que a fadinha nasceu ainda não fiz nenhum (na consulta de revisão não me fizeram pois ainda era cedo) decidi que entre os 6 e os 8 meses tinha que ser e lá vou eu (sem vontade nenhuma).



02 agosto 2009

8 mesinhos de gente

A minha filhota faz hoje 8 mesinhos!!


PARABÉNS meu AMOR


Ai como eu amo esta miúda!!!




Novidades: aprendeu não sei com quem (ou talvez saiba - avó!!) a soprar e a fazer buhh, behhh, ao mesmo tempo. Até aqui tudo muito bem e engraçado,mas ontem não é que a pipoca descobriu que se fizer isso com a boca cheia de comida (leia-se sopa) é muito mais engraçado.Eu TENTO não achar graça pois fica tudo literalmente borrifado de sopa, mas não consigo deixar de me rir com o empenho e alegria que ela faz estas "travessuras". Só na hora de limpar é que não acho tanta graça mas ser mãe também é isto, estar presente em todos os momentos.


Estás a crescer e a aprender e se depender de mim será sempre com um sorriso meu Amor.


beijocas




01 agosto 2009

Bába de mãe!!


Ola,
pois hoje é sexta-feira, fim de semana e , sim, hoje tenho novidades!
Para além da fadinha estar a ficar pró a gatinhar (adora que façamos de conta que a queremos apanhar para ela fugir á nossa frente, até dá gritinhos), também já diz que NÃO ... ... com a cabeça claro!!! eh eh eh
É engraçado como estas coisinhas que anteriormente não significavam nada para nós de tão corriqueiras que eram, agora nos enchem o coração e nos fazem babar pois são as primeiras conquistas que os nossos filhotes fazem.

Filhota AMO A TI