29 agosto 2012

Há que dizer com frontalidade :D

O O. não é mau marido, não fiquem a pensar isso porque não é (e não são desculpas minhas ;) ), para muitas até é um marido d'ouro, ora vejamos:

- Eu cozinho ele arruma a cozinha (todos os dias)

- Eu limpo cozinha e casa de banho e mudo camas, ele aspira e limpa o pó

- Eu trato da roupa e passo a ferro, ele dobra meias e cuecas

- Também ele muda  fraldas, dá banho às miúdas, dá sopa, escova dentes, limpa pipis e rabinhos de cócó, veste as princesas e tenta penteá-las fazendo pseudo tótós, deita-as, etc.

(nota: mas eu tenho de andar sempre a orientar a coisa senão à coisas que podem ser esquecidas ;) )

 

O que acontece é que para mim, tanto ele como eu não fazemos mais que a nossa obrigação, ambos prezámos e zelámos pela casa que comprámos, então para mim é natural que ambos tenhamos de cuidar dela para a podermos habitar em harmonia, e ambos prezámos e zelámos pelas nossas filhas então para mim também é normal que ambos saibamos ter os cuidados todos para com elas. Não é por ele fazer estas coisas em casa que tem de ter uma medalha tal como é não por eu fazer as outras todas que tb tenho de ter uma medalha, faz parte, ou então melhor, deveríamos receber os dois umas medalhas ;D.

 

Com a chegada da 2ª filha a dinâmica das coisas complicaram um pouquinho e mesmo que as rotinas com a casa e as miúdas se mantenha igual (vá...com um acréscimo de trabalho, mas pronto) o facto de eu não andar a dormir como deve de ser à 5 meses estava a dar cabo de mim, e aí ele falhou porque simplesmente se focou no facto de eu dar de mamar e quando a bebecas chorava ou rezingava ele simplesmente deduzia que era fome (e aí acho porque por vezes também lhe dava jeito deduzir assim).

Temos outros problemas a resolver, claro que temos e só são sérios porque eu lhes atribuo esse peso, somos pessoas diferentes, ele calmo, sereno, caseiro, dorminhoco, geralmente gosta de fazer de conta que está tudo bem quando não está e que só se empenha muito quando é algo que gosta muito como a fotografia; eu mais enérgica, "espalha brazas", madrugadora, sou caseira mas também gosto de fazer coisas, passear, e agora com filhas ir a sitios com elas, ter actividades, quando algo não está bem mostro logo "pego o touro pelos cornos" como se costuma dizer, empenho-me naquilo que gosto mas também naquilo que sei que vai fazer os que amo felizes.

Chateia-me que seja eu sempre a preocupar-me em arranjar programas para fazer com as miúdas, até uma simples ida ao parque... chateia-me que mesmo sendo eu a fazê-lo ele por vezes torça o nariz porque preferia ficar na ronha no sofá (ele vai porque é incapaz de nos "deixar" sair e não ir connosco). Chateia-me esta falta de energia que eu sei que é feitio mas que também sei que quando é algo para ele motivante, como ir fotografar aviões, os olhos até brilham. Gostava de ver esse brilho também n'outras coisas e como não vejo fico revoltada. Se calhar vão-me dizer, é homem, é mesmo assim... mas não tem de ser e principalmente no que diz respeito às filhas.

Bem mas este post não é para lhe apontar mais uma vez o dedo, aliás algumas (senão muitas)de vocês até devem estar a pensar que eu sou é maluca porque afinal até tenho uma marido xpto. Este post é só para fazer alguma "justiça", é para que não fiquem a "pensar" assim tão mal dele, para que não fiquem a pensar que ele é daqueles homens à antiga, que não faz nenhum e ainda é um machista de primeira, não, ele não é nada disso, tem é uns defeitos inerentes à sua condição de Homem (ou não) e os quais nem sempre são fáceis de gerir.


Beijinhos a todas e mais uma vez obrigada pela força!

27 agosto 2012

Obrigada

Queria agradecer as palavras que cada uma me deixou, foram importantes, acreditem.

Quanto ao assunto do post anterior, ontem lá conversámos (na verdade no início foi mais eu a chorar compulsivamente e ele de volta de mim a "implorar" para que lhe dissesse o que se passava) e parece que se fez luz naquela cabecinha. É engraçado como eles podem ser tão pouco observadores! Só se apercebeu que algo não estava bem quando viu que não falava com ele (não por amuar mas porque não me apetecia nem estava com humor para o fazer). Eu sei que os homens geralmente precisam que lhes digam tudo e se possível com desenhos, mas eu irrita-me isso, e principalmente quando são coisas recorrentes. Eu sou do tipo quando algo não me agrada remeto-me ao silêncio para avaliar até que ponto algo me afecta, depois se afecta a sério, converso e explico o que estou a sentir e depois espero que do outro lado haja uma resposta por menor que seja. Quando os assuntos são sempre os mesmo eu canso-me de "conversar", de explicar, de fazer os desenhos. 

Quanto ao assunto sonos parece-me que a mensagem já chegou lá, os outros vai ser com calma que no estado em que ando em vez de concertar posso é só estragar ainda mais.

Entretanto ontem para ajudar à festa fiquei constipada e com uma dor de cabeça daquelas, a minha pequenina mais nova parece que percebeu e brindou-me com uma noite inteirinha a dormir seguido (fofa), no entanto a minha pequenina mais velha acordou às 4h da manhã a querer por tudo ir para a nossa cama, geralmente não me importo mas como estava neste estado e precisava mesmo de descansar o melhor era ela dormir na cama dela, nem imaginam a birra que fez àquela hora da madrugada (e eu a desesperar de cansaço e de medo que acordasse a irmã). O pai, surpreendentemente, levantou-se e ficou com ela na caminha dela até ela adormecer, sinceramente nem pedia tanto pois sei que durante a semana ele tem mesmo de dormir bem para depois estar a 100% no trabalho mas ele insistiu que eu fosse dormir e eu estava mesmo a precisar! Hoje estou ligeiramente melhor, não fosse esta constipação e esta noite de sono fazia QUASE um milagre!

 

 Obrigada:

Cati

Claúdia (do blog Crónicas de uma jovem)

Claúdia (do blogue O nosso pequeno mundo)

Silvana 

Su

26 agosto 2012

Cansada

Um individuo, pai de duas meninas, 3,5 anos e 5 meses, trabalhador, a dormir em média 8h por noite seguidas.


Uma individua, mãe de duas meninas, 3,5 anos e 5 meses, trabalhadora mas a gozar a licença de maternidade, a dormir em média 6h por noite intercaladas, sendo o período máximo 3h seguidas.


Será legítimo a mãe desejar que pelo menos ao fim de semana seja o pai  a tratar das crianças de manhã e geralmente apartir das 8h) para a mãe dormir mais um pouco?

 

Será legítimo a mãe desejar que o pai perceba, por auto análise do próprio, que a mãe, no sentido prático, só é mesmo necessária para dar a mama mas que o resto (mudar a fralda, brincar com o bébé, adormecê-lo) é possível ser ele a fazer?


Será legítimo pensar que é normal, a quem trabalha, desejar no fim de semana descansar mais uma pouco, mas que dormir 8h seguidas permite um maior descanso do que 6h intercaladas?


Estarei ser tão egoísta que o cansaço não me deixa vêr que o estou a ser?


As perguntas são mesmo para me responderem (se estiverem para isso claro) e com o máximo de sinceridade.

22 agosto 2012

Uma mão cheia




5 meses de:

olhos no olhos

  cheiros

  toques

  aconchegos

"conversas"

sorrisos cúmplices


21 agosto 2012

Do querer ao fazer

Ando sem vontade de escrever (já devem ter notado).

O desânimo paira por aqui, a desorganização teima em não sair desta casa e sinto que estou a ser arrastada para este "fora do controlo" e que não estou a ter capacidade de "tomar as rédeas" da situação.

Os desencantamentos do "projecto a dois" também me andam a pesar, a fazer pensar demais, sinto que a vontade de fazer com que resulte se vai esvaindo a cada tentativa. São sempre as mesmas coisas e já não me apetece ter as mesmas conversas, percebi que não vale apena.

Sinto-me triste e embora não o faça, por dois motivos de força Maior, as lágrimas poderiam ser uma visita diária.

A licença já acabou e a eminência de me separar da Margarida deixa-me com um nó no estômago, pensei que seria mais fácil da 2ª vez, mas não me parece, nestes quase 5 meses só estive longe dela 1h30, e foi uma 1h30 sufocante.

As amigas não têm ligado... nem sms tocam no tlm... ...estou a ser parva pois na verdade também não me apetece falar mas entristece-me perceber que nem tentam.

Bem... ...


Tenho as minhas filhas, são tudo para mim, e por elas tento espelhar diáriamente a felicidade que me dão, escondendo a parte que está a faltar. Tenho de fazer mais por elas, sair mais, fazer mais praia (só fomos uma vez), ter mais actividades, brincar mais com elas, e isso passa também por me desligar mais deste mundo cibernético. Tenho de fazer porque quero e deixar de esperar que outros também queiram
.